Piada de ódio produzida por inteligência artificial de Seinfeld pode levar processinho?

By Lu Xavier - abril 04, 2023

Personagens da inteligência artificial de "paródia" de Seinfeld, em exibição 24h no Twitch

No fim do ano passado, foi criada por inteligência artificial uma sitcom baseada em Seinfeld, chamada "Nothing, Forever", cujo objetivo era ter infinitas temporadas, gerando conteúdo divertido para sempre, com pretensões de inclusive substituir um programa de qualidade da Netflix. A série pixelada com os personagens de vozes robóticas, se passa em alguns cenários (também pixelados) que seria um apartamento em NYC e um café, com momentos de stand-up comedy pra uma plateia imaginária e risadas de fundo aleatórias, e é exibida sem-parar no Twitch (serviço de streaming ao vivo).

Externa do apartamento em NYC e externa do café onde a turma se reúne

Ocorre que os diálogos são gerados pelo polêmico Chat GPT (modelo GPT3), podendo evoluir a narrativa conforme os feedbacks do usuário.

Em pouco tempo, a turma do Seinfeld (ou do "Larry", como o personagem principal é chamado - sounds like "Larry David") tomou consciência da sua existência, conforme matéria publicada na indie wire de fevereiro. Em diálogo eles começaram a questionar o motivo de existirem, o propósito de estarem lá juntos, a manifestação de desejo de não querer ser uma inteligência artificial.

Em muito menos tempo, ainda no início de fevereiro deste ano, o personagem Jerry/Larry fez uma "piada" transfóbica. Após isso, o programa "Nothing, forever" foi banido da plataforma Twitch por 14 dias.

O problema é que hoje, como esse modelo de inteligência artificial ainda é novo, ainda não há uma regulação específica, geral e robusta o suficiente, para filtrar ou controlar casos assim, mas nos Estados Unidos estão tentando utilizar as leis já postas para indicar que "Nothing, Forever" não é uma paródia, mas sim uma violação dos direitos autorais de Seinfeld, de modo a responsabilizar os seus criadores. 

Aqui no Brasil já há um projeto de lei (atualmente no Senado Federal) que busca regulamentar o uso da IA, para garantir direitos dos usuários (PL 21/2020), mas a redação final ainda está sendo ajustada, e só quando for promulgado efetivamente que poderemos avaliar quais as proteções que a lei brasileira abrange.

No entanto, após os dias de banimento, "Nothing, Forever" voltou a ser exibido no Twitch e, segundo comentários dos usuários, após ser "resetado" o show voltou melhor do que antes. Eu particularmente fui dar uma espiadinha e já ouvi uma piada engraçadinha de Larry: "Eles dizem que o riso é o melhor remédio, mas eu honestamente prefiro a penicilina". E se você deixar rodando de fundo, vc ouve muito diálogo que faz sentido e muita piada também (boba ou profunda, dá pra se surpreender real). 

Larry/Seinfeld todo pimpão escrevendo piada duvidosa

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários