Por que muitas obras classificadas como "comédia" parecem um drama?

By Lu Xavier - abril 03, 2019



Semana passada aconteceu a III Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, aqui em Salvador, onde houve a exibição de curtas dirigidos ou protagonizados por mulheres, além de debates e workshops. Participei do workshop de roteiro com Amanda Aouad, professora e crítica de cinema.

Durante as aulas, ao adentrarmos na temática "gênero", refletimos sobre a atribuição (questionável) de gênero aos filmes e séries: comédia? drama? tragédia? fantasia? ficção?

Segundo Amanda Aouad
O gênero virou um grande guarda-chuva para abrigar subgêneros com a finalidade de atrair público.

Amanda Aouad no workshop de roteiro da mostra Lugar de Mulher é no Cinema (foto: Bruna Castro)

Não raro, encontramos filmes classificados como "comédia, drama" (!) ou "animação, aventura, comédia" ou ainda "comédia, drama, policial". Alguns dos filmes que concorreram ao Oscar também entram para essa categoria de multi-classificação.  (Ressalte-se que "drama" no contexto que estamos levantando é no seu sentido estrito, e não na acepção de "obra dramática".)

Mas afinal, não seria melhor classificar o filme ou a série pela intenção da obra e ajudar os consumidores de audiovisual a melhor selecionar o que querem assistir? Claro! Como bem escreve Cleise Mendes, no livro "A Gargalhada de Ulisses":
O gênero é uma ótica, um dispositivo que orienta tanto a produção quanto a "entrada" do leitor no texto, como cúmplice dessa visão.
Mas a quem interessa perder público? Classificar uma obra dramática, mas que tem um eventual alívio cômico, como "gênero comédia" pode ampliar o público alvo (que vai sair frustrado do cinema, e não porque o filme é ruim, mas por conta do não alinhamento de expectativas). E daí vem nova estreia de filme, classificação equivocada, e lá está o público sendo enganado novamente.

Portanto, caro leitor, se você acha que as "comédias sem graça" que você assistiu eram sofisticadas demais pra você pegar as referências, saiba que não é nada disso. E eu compartilho da sua indignação.

Agora claro, existem comédias ruins que mais parecem um drama pela tristeza que é o roteiro. Mas aí já é outra questão.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários