O gráfico do humor

By Lu Xavier - agosto 26, 2019



Se os limites do humor tivessem uma representação gráfica, seria a da figura acima: a interseção entre o respeito e a transgressão. O desafio, porém, está em interpretar até onde vão esses limites, já que o humor fica numa zona "cinzenta".

No workshop de comédia ministrado em Salvador pelo muito agradável Celso Taddei, roteirista-chefe do programa Zorra, este gráfico veio à tona. É uma forma muito boa de visualizar a questão. Por mais tênue que seja interpretar os limites dos limites (!), resta claro que a transgressão pura e simples resulta numa agressividade que nada dialoga com o cômico. 

A zona de segurança (respeito) é importante. Eu não vou rir de nada que me ofereça real perigo. A zona de interseção muda conforme muda o contexto histórico. - Celso Taddei
Por outro lado, se não houver o mínimo de transgressão, não há humor. Taddei defende que o riso tem um papel importante de preservação da espécie e que a comédia mexe com questões que até o próprio drama não mexe, sendo uma poderosa arma: como denúncia, apenas como divertimento, ou, ainda, para promover reflexões.

Celso Taddei fazendo a Bahia tremer com seu workshop sobre comédia




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários