4 lições de comédia com Paulo Papel

By Lu Xavier - agosto 05, 2021


Esta semana eu participei da live "Papelando" no instagram, a convite do amigo Paulo Papel, conhecido na Bahia por atuar em esquetes de humor no Youtube (+1Filmes), e que agora está investindo na carreira de comediante stand-up. O que Papel não percebeu é que enquanto ele me entrevistava eu também entrevistava ele de volta.


Confiram a seguir 4 lições de comédia que a gente pode aprender com Papel:



1. Tire proveito do seu nome


Como todos podem imaginar (ou não) Papel é apelido. Segundo Paulo, o apelido veio em razão dele ser fino e branco como um papel. No entanto, Papel tirou proveito do apelido para firmar seu nome artístico na comédia, além de criar nomes de shows (La Casa de Papel) e outras vertentes, como a live do instagram (Papelando).


Quem é que não quer ver um stand-up desses?


Se você tem um nome, sobrenome ou apelido bastante característico, não se esquive dele, jogue a seu favor. Além da criatividade, isso ajuda a consolidar a sua própria marca.



2. Construa uma persona


Papel construiu uma persona de tal maneira que, quando ele sobe ao palco ou aparece em uma esquete, o público já está familiarizado com a sua história, sendo possível desenvolver histórias derivadas de forma mais fluida, sem precisar partir do zero. É o caso do Afonso Padilha: todos sabem (ou deveriam saber) que seu pai saiu para comprar cigarro e não voltou. No caso de Papel, todos sabem (ou deveriam saber) que ele é virgem (de signo?) e tem dificuldade para conquistar mulheres.




Ao ser questionado sobre a possibilidade de um dia o jogo virar e ele deixar de ser virgem de signo, Papel sabe que isso não irá afetar sua credibilidade no stand-up, pois a história será abordada mantendo a coerência da persona que ele construiu e quem sabe até poderá mandar um plot twist no palco.



3. Seja gentil com seus colegas


Além de carismático, Papel respeita os seus colegas comediantes mais famosos e os iniciantes, promovendo a sua turma de Camaçari (BA), estimulando quem está em início de carreira e não criticando quem já está consolidado na comédia. Para além disso, Papel tem a sensibilidade de dar sempre uma segunda chance para uma comédia que não agradou de início ("às vezes a gente não está na vibe naquele momento" - diz).


À esquerda, Papel prestigiando a comediante Bruna Louise, apresentadora do Comedy Central.
À direita, Papel me entrevistando, eu que ainda sou do underground da comédia.


4. Se jogue


Papel não tem medo de experimentar na comédia, se colocando à disposição para subir aos palcos, atuar para as câmeras, improvisar, arriscar uma dancinha, jogar para a plateia. Papel também sempre busca agir de forma autêntica, sem se importar com o que os outros vão pensar dele. Mais: durante a pandemia, Papel experimentou novas formas de fazer stand-up, inclusive online pelo Zoom com o microfone da plateia aberto para poder ouvir as risadas (e os celulares apitando). Essa experiência, meus amigos, é uma verdadeira instalação de arte.


Papel fazendo stand-up vestido de mosquito da dengue; nos bastidores das esquetes e usando rosa


*Informações bônus:

Esquetes: como a +1 não produz mais as esquetes de comédia e todo mundo sempre pergunta quando é que vai ter mais vídeos, Papel disse que está pensando num projeto com a turma, então vamos acreditar que vem coisa boa por aí.

YoutubePaulo Papel

Instagram: @opaulopapel

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários