Ted Lasso passa no teste de Bechdel?

By Lu Xavier - julho 29, 2021


Ted Lasso, da Apple TV, está bombando porque foi indicada a vários Emmys.


A série tem o futebol como pano de fundo, já que o destaque mesmo é a empatia do treinador Ted Lasso. O personagem Ted Lasso (com a interpretação fantástica do ator Jason Sudeikis) é gigante para própria a série. O roteiro em si é bem juvenil.


Mas considerando que o tema é futebol e os criadores, roteiristas e diretores são todos homens (o próprio Jason Sudeikis é co-roteirista da série), será que eles conseguiram escrever um roteiro não machista o suficiente para passar no teste de Bechdel? (olha a polêmica, olha a problematização, uuuu).

"O teste de Bechdel questiona se uma obra de ficção possui pelo menos duas mulheres que conversam entre si sobre algo que não seja um homem. Algumas vezes se adiciona a condição de que as duas mulheres tenham nomes. Muitas obras contemporâneas falham no teste, que é um indicativo de preconceito de gênero."

Vamos agora aos fatos! Uma obra para ser aprovada no Teste de Bechdel deve cumprir os seguintes requisitos:


1. Ter pelo menos duas mulheres


Sim! Nessa fase, Ted Lasso passou com folga. Não só tem mais de duas mulheres, como as personagens de Hannah Waddingham (Rebecca Welton) e June Temple (Keeley Jones) merecem destaque na trama.


Michelle Lasso, Rebecca Welton, Keeley Jones, Flo "Sassy" e Bex são algumas das mulheres da primeira temporada

2. Elas conversam uma com a outra 


Siiim! Em especial, Rebecca e Keeley que contracenam com frequência nos episódios.


Keeley Jones e Rebecca

3. Sobre alguma coisa que não seja um homem 


Nãooo! De todas as interações entre mulheres na primeira temporada de Ted Lasso, 99% começaram ou terminaram falando de homens.



Elas só pensam... "naquilo".


Até na cena em que vc acredita que Keeley e Rebecca vão conversar apenas sobre futebol, Keeley acaba
 revelando que do que ela gosta mesmo é do jogador Roy Kent.

 Bom, tem uma cena ou outra que se salva. Mas considerando que são 10 episódios de 30 minutos, alguma troca de palavras de menos de 30 segundos não garante à série nota pra passar no teste.


Apesar disso, Ted Lasso (o personagem) é inspirador. Dá para pautar a vida pensando "o que Ted Lasso faria nessa situação?" para qualquer situação. Recomendo.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários